segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

A ponte velha da Egitânia

 Embora por todos apelidada de romana, de romano apenas possui uma inscrição num talhamar e as pedras que proveem da muralha a escassas dezenas de metros. A Civitas Igaeditanorum tinha efectivamente uma ponte romana que ficava mais a montante a fazer fé em autores antigos. 
Esta ponte deve ter sido construída possivelmente entre os finais do século XV e os finais do século XVI. Actualmente de quatro arcos, somos de crer que no projecto original apenas seriam três, daí o aspecto gotizante dos dois arcos centrais, construídos no espaço que estaria destinado a um só. Possivelmente dificuldades de engenharia fizeram mudar o plano já a obra ia sendo construída. Uma análise atenta á ponte torna clara esta minha sugestão. 
Mas o que verdadeiramente nos faz hoje e neste local falar deste monumento é a sua precária saúde. Nos inicios dos anos 80 do século passado foram gastos cerca de 700 contos no arranjo da ponte. Taparam-se umas fisgas e restaurou-se a guarda e nada mais. Pelos vestígios de cimento nota-se que já então a ponte tinha brechas nos arcos, mas taparam-se com cimento, não se fez um diagnóstico sério dos males da mesma. Assim para além das brechas que afectam pelo menos um dos arcos centrais, de que ofereço fotos justificativas, o tabuleiro abre amiúde buracos e um dos pilares da ponte está oco. Atente-se a que esta ponte está a ser utilizada pela população de Idanha-a-Velha e nela passam transportes pesados. Posto sucintamente este alerta espero que não haja nenhum percalçe e que a velha ponte continue a servir a comunidade egitaniense, mas para isso é necessário haver uma monitorização exacta dos males que a afectam e que os serviços estatais promovam a sua recuperação urgente. Já agora um pouco de limpeza também se pedia, especialmente a juzante.







Sem comentários:

Enviar um comentário