sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Portados quinhentistas de Idanha-a-Nova

 Estava eu convencido que a zona de Idanha-a-Nova a que chamam Pendricão era de génese relativamente moderna. Pelas imagens que aqui exponho reconheço o errado que estava. Encontrei um núcleo de três portados do século XVI, um dos quais com um cruzeiro na ombreira direita. Pena estarem abandonados assim como os prédios onde estão acoplados. Se calhar este abandono foi a salvação dos mesmos, pois se houvesse alguém que restaura-se o imóvel muito possivelmente estes portados seriam substituídos por outros em mármore ou granito polido. Esperemos que sejam preservados para bem do património da Idanha.



3 comentários:

  1. Sem grandes medos de ser corrigido, estou quase seguro de que esses portais, foram de casas outrora propriedade de judeus! De certo notou, a pedra cortada em angulo de 45 graus e, a gravacao tera sido esculpida depois do edito de expulsao!

    Um abraco de amizade.

    ResponderEliminar


  2. Pois é amigo Cardoso ,creio que tem razão .E há outros ,não exactamente na mesma rua ,mas neste momento vale mais deixá-los estar tranquilos até que se possa avançar para algo de mais concreto .

    Abraço amigo

    ResponderEliminar
  3. Bem haja cara Idanhense!

    Um abraco a si e outro ao amigo Joaquim

    ResponderEliminar