sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Património judaico. Mito ou realidade?

"É tempo de fazer história. Hoje na aldeia histórica de Idanha-a-Velha vai ser apresentado o novo projeto das Aldeias Históricas de Portugal e Valorização do Património Judaico. Um dia para divulgar o grande potencial de um destino turístico único no mundo."

Ante tal aparato gostaria de saber. Afinal onde está o Património Judaico nas Aldeias Históricas? Já agora onde está tal Património em Idanha-a-Velha? Haverá um Património assumidamente Judaico? Onde? Ou eu estou tremendamente confuso, ou há por aí muita gente a gerar confusões e a confundir. E nem sequer me venham dizer que as cruzes gravadas nas pedras das portas são judaicas, nem que as casas com balcões também. Como as coisas estão a correr qualquer dia é tudo património alienigena. Já faltou mais, basta ver o Canal História na TV por cabo. Estamos a um passo.


6 comentários:

  1. Saudações Joaquim. Folgo em voltar a lê-lo (agora no Idanhense2). Quanto à questão do pseudo património judaico, acho que é mais um daqueles casos que provam a força dos elos materiais como ponte entre as comunidades do presente e os seus antepassados. É pena que, perante o reduzido número de vestígios sobreviventes, a imaginação de alguns (ir)responsáveis pela cultura/turismo tenha sido utilizada para criar mitos em vez de valorizar uma versão historicamente correcta, mas nem por isso menos extraordinária, dos acontecimentos. Atrevo-me a pedir-lhe, caso seja possível, para voltar a disponibilizar o link com as actas de um congresso dedicado ao tema, que anunciou no antigo blog. Segundo me recordo, não me lembro de ver uma única prova que corroborasse a história das cruzes "marranas". Algo que faz sentido pois, a ser verdade, todos os moleiros portugueses seriam judeus, visto ser rara a azenha antiga que não as tenha gravadas na porta.;)

    ResponderEliminar
  2. Caro amigo Joaquim:
    Provavelmente terei uma opiniao sobre esse tema, um pouquinho diferente da sua!
    De facto tambem eu nao conheco nenhum documento real, a obrigar os convertidos a colocar essas cruzes nas suas casas, que podem e sao interpertados, com um simbolismo que hoje ninguem conhece ao certo e, do qual muito se tem falado e escrito!
    Com honestidade ninguem pode afirmar, que esses simbolos sao judaicos, ate porque como sabemos os judeus (os verdadeiros) detestavam a cruz, porque afirmava algo em que eles nao acreditavam e, tinham as suas razoes para isso!
    Mas olhe que sao muitas as coincidencias, que nos levam (e eu nao serei o mais entendido), a ligar essas gravacoes a "cristaos-novos", que poderem ter sido judeus ou ate mussulmanos convertidos!
    Todos sabemos que o medo da inquisicao, fez as pessoas usarem todos os meios para provar o seu "cristianismo", alem disso nao sao so as gravacoes como bem sabera; Porque sera que na sua grande maioria, se enconta em casas com portais com pedra cortada, em angulo de 45 graus? E qual e o significado disto? Porque sera que so essas casas e que tem as janelas e portais desalinhados? Porque e que em ruas e bairros de casas bem humildes sao essas casas que tem algum trabalho em cantaria? Porque sera que normalmente em agrupamentos de casas onde se encontram essas gravacoes as casas tem passagens de umas para as outras? Porque sera que para alem das cruzes, tambem existem "menoras" mais ou menos desimulados e, ate estrelas de David e Salomao?
    Que significado cristao, tem uma cruz sobre um triangulo, ou sobre um retangulo, ou ate um circulo?
    Dir-me-a que isso nao prova nada, se calhar nao, mas que sao coincidencias a mais la isso sao e, normalmente em localidades onde esta comprovada, por documentos reias e ate por processos na inquisicao, a presenca de judeus e judaizantes!
    Olhe gostava que me fizesse uma visita, em Fornos de Algodres este Maio e, eu poderia mostrar-lhe muito do que afirmo!

    Um grande abraco e desculpe um comentario tao extenso.

    ResponderEliminar
  3. Quanto a ultima parte do comentario do caro RGAIDAO: So lhe gostaria de dizer o seguinte, quem sabe os moleiros nao eram judeus, mas sim os donos dos moinhos!!!

    Um abraco tambem para si.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A cruz, nas suas diferentes variantes, assim como o signo de Salomão talvez tenham sido os elementos decorativos mais frequentes em Portugal. Tais elementos, que já se encontravam nas rosáceas românicas, estelas tardo-medievais e talhas seiscentistas, perduraram quase até ao presente nas produções de cariz popular. Ou seja, surgem muito antes do fenómeno cripto-judeu e continuam muitos séculos depois do seu apogeu, para além de se encontrarem espalhadas por todo o país desde padieiras de porta, cangas de bois ou espadelas.

      Eliminar
  4. Caro R Gaidao:
    Como sabera e ate provavelmente melhor que eu, conversoes de judeus, aconteceram em menor ou maior quantidade e, maior ou menor conviccao, durante toda a nossa idade media e principio da idade moderna, ainda antes do "edito de expulsao" (que foi so edito, porque a maioria nunca saiu de Portugal)!
    Mas ate 1497, os judeus viviam em comunidades fechadas e eram uma minoria, que normalmente nao causava problemas, porque os contactos com os cristaos eram normalmente comerciais e so durante o dia.
    Como minoria, depois das conversoes forcadas, tambem e embora com o nome de "cristaos-novos", continuaram a ser uma minoria, e e isso precisamente que refletem as casas com essas gravacoes, uma minoria em comunidades maiores. O meu amigo apresenta-me explicacoes para o simbolo de Salomao e para as cruzes, que pode ser aceite nalguns casos, mas se estuda-se melhor essas gravacoes veria que elas, tem muito de simbolico e sao cruzes e outros simbolos que nao tem nada de cristao! Poderemos dizer que as cruzes simples latinas eram de cristaos que sempre o foram e, as outras? Que significado explica para essas cruzes sobre um triangulo, ou sobre um retangulo ou ate uma esfera? Porque sera muitas destas gravacoes, embora tenham cruzes mais ou menos estilizadas, tambem tem menoras, que explicacao lhes da? Alem disso e os portais cortados em angulo de 45 graus? e as janelas e portas desalinhas? voce nao cre que sao muitas coincidencias? Alem disso eu nao digo que estas gravacoes sao judaicas, sao sim de cristaos, mas convertidos com mais ou menor conviccao!
    Finalizo perguntando, porque sera, que so uma minoria dos habitantes e que tinham tanto cristianismo, que era preciso expressa-lo publicamente?

    Um abraco para si e outro ao amigo Joaquim.

    ResponderEliminar
  5. Ando há mais de um ano para aqui dizer alguma coisa . Sempre fiquei à espera que surgissem notícias , provas que eu desconhecesse , pois até sei desde miúda que do lado materno sou de origem judaica ou antes cristã nova . Um membro da família fez mesmo já pesquisa até ao século xviii inclusivé e espera que eu me disponha a perder-me no meio da difícil letra dos séculos XV e XVI....Todavia esta das casas de balcão serem judaicas tem-me dado vlta á cabeça . Tenho uma amiga de longa data ,que continua a ser judia e que é membro da família Ruah , a quem já tenho recorrido quando tenho dúvidas; .assim sucedeu com a bica de azeite e outros costumes sobre os quais já escrevi no jornal Raiano .Porém , quanto aos balcões nada ....Até ficou muito espantada ; procurou e nada ...Sei que no momento em que escrevo já houve aquela semana da "Páscoa judaica e a Páscoa cristã " Gostava de saber se houve algo de novo .Perguntei se havia alguma publicação mas não recebi resposta . Será que sabe algum de vós algo de novo ? Como devem deduzir tenho grande curiosidade em saber . Bem hajam desde já .Um abraço .Quina Salgueiro

    ResponderEliminar